
-
Promoção da saúde, do desporto e dos estilos de vida saudáveis
-
O desenvolvimento positivo através do desporto
-
Estratégias para a intervenção
No que concerne a esta temática, aprofundamos os nossos conhecimentos sobre possíveis estratégias de incluir e dinamizar grupos de trabalho, com o intuito de criar uma plataforma de entendimento entre todos e promover o diálogo, respeito e partilha. Devemos criar espaço, na nossa futura prática profissional, para intervir neste campo e estabelecer canais de comunicação entre os nossos alunos, com o objetivo de criar um clima propício á aprendizagem, valorizando a partilha e entreajuda. Como cita Rui Grácio “Educar é promover, provocar e emancipar…”, o conceito de estratégias de intervenção, de certa forma, enquadra-se com esta frase, pois procura promover o diálogo, provocar a partilha e emancipar relações.
Desporto, saúde e desenvolvimento positivo
Documentos de apoio:
Dinâmica de grupo - Caneta na garrafa
Um olhar sobre o desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto
Promoting Positive Youth Development Through Physical Activity
Políticas e práticas de promoção de hábitos e estilos de vida
saudáveis nas crianças e jovens do concelho de Torres Vedras
Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
Outras pesquisas:
O desenvolvimento positivo pressupõe um conjunto de estratégias de intervenção e orientações pedagógicas que promovem uma transição saudável da fase jovem para a fase adulta. O Desporto surge assim como uma área, cultural e moral, que possibilita o desenvolvimento das competências que os programas de desenvolvimento positivo defendem. Os programas em questão, pressupõem objetivos específicos, um envolvimento dotado de expectativas positivas, com atividades devidamente estruturadas que valorizem o compromisso, respeito e segurança. Enumeram-se níveis de responsabilidade pessoal e social e estruturam-se as sessões através de um largo leque de atividades, desde reuniões de grupo até conversas individuais. As estratégias assentam em princípios que promovem a autonomia, cooperação e responsabilidade, e procura-se valorizar constantemente o processo e esforço dos intervenientes, com o intuito de criar um ambiente positivo e agradável ao desenvolvimento dos jovens.
Relativamente a este ponto, aprofundamos o nosso conhecimento acerca da evolução do conceito de saúde ao longo do tempo, diferenciando a prevenção de doenças da prevenção para a saúde. Reconhecemos a importância de dirigirmos a nossa observação sobre um ponto de vista salutogénico, focando primordialmente os aspetos positivos da nossa intervenção, enaltecendo as nossas qualidades e capacidades pessoais na resolução de problemas. Identificamos o contributo do desporto na promoção de saúde e de estilos de vida saudáveis, analisando a realidade dos jovens do nosso país, no que concerne à sua prática desportiva e à sua percepção de saúde. Em suma, relacionamos o valor desportivo e o seu contributo na promoção da saúde.

![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |